sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Florianópolis: Terminais urbanos, táxis e veículos escolares entram na prevenção da Gripe A.

Todos os terminais urbanos da Capital, táxis e veículos de turismo e do transporte escolar que atuam na cidade deverão dispor de frascos ou saboneteiras com álcool gel como forma de prevenção a Gripe A. A medida foi solicitada na tarde desta quarta-feira, 19, pelo vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, durante reunião do Conselho Municipal de Transportes. Também serão afixados nos terminais cartazes informativos sobre os métodos de prevenção.
"O principal veículo de contágio da nova gripe são as mãos e pedimos aos operadores que colaborem com as medidas de prevenção seguindo orientações da Secretaria Municipal de Saúde", explica João Batista. O Secretário de Transportes reforçou ainda a necessidade dos ônibus urbanos e intermunicipais circularem sempre que possível com as janelas abertas. "Precisamos que os motoristas e cobradores colaborem mantendo a boa ventilação como uma das medidas preventivas nesse combate de todos contra a Gripe A".
No seu primeiro contato oficial com os membros do conselho João Batista Nunes apresentou o plano de ação da Secretaria de Transportes até 2012, enfatizando as ações para melhorar a mobilidade urbana em Florianópolis. O secretário explicou a meta de criar uma mobilidade que seja sustentável promovendo uma nova cultura na população que incentive o uso de novos modais de transporte, buscando uma cidade mais humanizada. Entre as medidas já postas em prática destacou as linhas brancas, que estão priorizando o uso do ônibus em detrimento dos carros particulares e melhorando o trânsito nos horários de pico. O vice salientou que os corredores para ônibus contam com total apoio do prefeito Dário Berger e que outras faixas especiais serão implantadas nas principais vias da Ilha e do Continente. Citou os corredores da Beira-mar Norte, Lauro Linhares, Mauro Ramos, das ruas Fúlvio Adulcci e Gaspar Dutra e da Ponte Pedro Ivo.
 

Os conselheiros também foram informados da qualificação que a Secretaria de Transportes vai promover para os motoristas e operadores de algumas modalidades de transporte. "Ainda em agosto vamos iniciar cursos de relações humanas, legislação, espanhol e noções de turismos parta os 700 taxista da cidade e pretendemos também qualificar todos os operadores dos escolares e transporte turístico", adiantou. A iniciativa teve boa aceitação pelos membros do conselho que sugeriram a inclusão de normas de segurança para ciclistas nos treinamentos. O encontro discutiu ainda uma possível ampliação do órgão para mais entidades comunitárias e de classe.
O Conselho Municipal de Transportes é formado por representantes da Prefeitura (Secretaria de Transportes e Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), sindicatos das empresas de ônibus, dos táxis, dos proprietários de veículos do transporte escolar, além de dois indicados pela UFECO (União Florianopolitana de Entidades Comunitárias) e operadores do transporte turístico. O órgão definiu um calendário de encontros até o final deste ano com duas reuniões mensais.

Nenhum comentário: