sábado, 19 de setembro de 2009

Auto viação Util - Animal Planet

A AUTOVIAÇÃO ÚTIL e a Fundação RIOZOO lançam nesta, terça-feira (15), a campanha de educação ambiental "Preservar a Fauna é ÚTIL". Cerca de 100 crianças de escolas
A campanha acontece até outubro e estão previstas diversas ações como palestras para crianças de escolas públicas em todo país e ações em Brasília reunindo autoridades ligadas ao Meio Ambiente e representantes de entidades ligadas a defesa da fauna brasileira.

Uma das mais tradicionais empresas de transporte rodoviário, fundada em 1950 e sob controle do Grupo Guanabara, a UTIL (União Transporte Interestadual de Luxo S/A) sempre se preocupou com a gestão adequada dos recursos naturais realizando um trabalho permanente de controle de emissão de gases em seus veículos (todos os carros utilizam gás ecológico no sistema de refrigeração e utilizam combustível com menor teor de enxofre que os normalmente usados em linhas urbanas) e implementando projetos ambientalmente corretos como o reuso de água e aproveitamento da água da chuva para a manutenção e limpeza da frota em suas oficinas. Além disso, a empresa realiza treinamentos constantes junto aos funcionários e fornecedores sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo industrial e doméstico. A ÚTIL possui uma frota moderna e equipada com GPS em de mais de 200 ônibus que percorrem cerca de 3 milhões de km mensalmente e transporta mais de 150 mil passageiros/mês através de suas linhas (que interligam cidades dos estados de MG, RJ, DF e São Paulo).

públicas do Rio participarão de um evento no Jardim Zoológico a partir de 10h30.

A UTIL confeccionou dois ônibus para a primeira etapa da campanha - feitos sob encomenda a Marcopolo - estilizados com as imagens de animais como a Zebra e a Onça Pintada (animais escolhidos como símbolo da campanha). Os carros serão exibidos pela primeira vez ao público amanhã e circularão pelas ruas do Rio e mais de três estados brasileiros, sendo utilizados no trajeto de quase 18 horas da linha Rio - Brasília, destino de maior distância operado pela UTIL
.

"O objetivo, além de conscientizar a nova geração, é alertar, chamar a atenção da população e das autoridades para a preservação da fauna num movimento contra o tráfico de espécies brasileiras, acidentes nas estradas - cada vez mais recorrentes e os maus tratos aos animais", define Silvia Barata, diretora da UTIL, uma das idealizadoras da ação e grande defensora dos animais.


De acordo com o presidente da Fundação RIOZOO, Marcelo Maia, é preciso chamar atenção para o tráfico de animais e os maus tratos aos animais. "É comum recebermos animais vindos de apreensão de feiras clandestinas onde várias espécies são comercializadas livremente", revela Marcelo.


No início deste mês, a empresa aquiriu seis ônibus, desdes, dois modelos Marcopolo Paradiso G6 1550 LD (Low Driver) sob chassi Mercedes Benz 0-500 RSD que estarão operando as linhas no serviço executivo, estão com identidade visual diferenciada.

Além desses, a empresa também adquiriu outras unidades para o serviço Premium (Semi-leito) que deverão entrar em operação nos próximos dias na linha Rio x Belo Horizonte.


FOTO: VICTOR ALMEIDA FERREIRA - ÔNIBUS E CIA - DIVULGAÇÃO















 Ônibus que usão um diferêncial na lataria já existem, como o Amazon Bus da Eucatur.
Informações: Revista do ônibus

Nenhum comentário: