terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Amphibus - ônibus que anda na terra e na água

A fabricante da Ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, Amphicoach desenvolveu o ônibus Amphibus, que transporta 50 pessoas sentadas e roda tanto na terra como em lagos e trechos do mar.


O ônibus oferece aos passageiros todo o luxo de um ônibus de viagem, com televisões de cristal líquido e aparelhos de DVD.

Os engenheiros da Amphicoah desenvolveram um veículo anfíbio pensando em segurança, equipado com navegador GPS, freios a disco com ABS e piloto automático.



O veículo também tem coletes salva-vidas; cintos de segurança; sistema contra incêndio; sensores visuais e sonoros, para melhor monitoramento; botes infláveis; e, é claro, um kit médico completo.

A "lataria" ou o "casco" é feito de material composto de alumínio, o Hydro 5083, considerado o mais adequado para este tipo de veículo, devido ao peso, força e qualidade.



Com um motor que chega desenvolver potências entre 250 cv e 300 cv, o Amphibus atinge, em terra, a velocidade de 112 km/h; que, na água, sua capacidade é bem reduzida e ele trafega no máximo a 20 km/h.

Quando está na água, o ônibus recolhe suas rodas para ter uma melhor hidrodinâmica do seu casco, e, para se locomover, utiliza uma espécie de propulsor a jato, desenvolvido especialmente para o modelo, por um fabricante de turbina de aviões a jato.

Com informações: motorblog

Nenhum comentário: