terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Direitos e Deveres do Passageiro (ANTT na Integra)

São direitos e obrigações do usuário:



I - receber serviço adequado;


II - receber da ANTT e da transportadora informações para defesa de interesses individuais ou coletivos;


III - obter e utilizar o serviço com liberdade de escolha;


IV - levar ao conhecimento do órgão de fiscalização as irregularidades de que tenha conhecimento, referentes ao serviço delegado;


V - zelar pela conservação dos bens e equipamentos por meio dos quais lhes são prestados os serviços;


VI - ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem;


VII - ter garantida sua poltrona no ônibus, nas condições especificadas no bilhete de passagem;


VIII - ser atendido com urbanidade pelos prepostos da transportadora e pelos agentes de fiscalização;


IX - ser auxiliado no embarque e desembarque, em se tratando de crianças, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção;


X - receber da transportadora informações acerca das características dos serviços, tais como horários, tempo de viagem, localidades atendidas, preço de passagem e outras relacionadas com os serviços;


XI - transportar, gratuitamente, bagagem no bagageiro observada os limites de peso total de trinta quilogramas, de volume máximo de trezentos decímetros cúbicos e de maior dimensão de um metro, bem como volume no porta-embrulhos limitado a cinco quilogramas e dimensões compatíveis;


XII - receber os comprovantes dos volumes transportados no bagageiro;


XIII - ser indenizado por extravio ou dano da bagagem transportada no bagageiro;


XIV - receber a diferença do preço da passagem, quando a viagem se faça, total ou parcialmente, em ônibus de características inferiores às daquele contratado;


XV - receber, às expensas da transportadora, enquanto perdurar a situação, alimentação e pousada, nos casos de venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, ou interrupção ou retardamento da viagem, quando tais fatos forem imputados à transportadora;


XVI - receber da transportadora, em caso de acidente, imediata e adequada assistência;


XVII - transportar, sem pagamento, crianças de até seis anos incompletos, desde que não ocupem poltronas, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores;


XVIII - efetuar a compra de passagem com data de utilização em aberto, sujeita a reajuste de preço se não utilizada dentro de um ano da data da emissão;


XIX - receber a importância paga, no caso de desistência da viagem, hipótese em que o transportador terá o direito de reter até cinco por cento da importância a ser restituída ao passageiro, ou revalidar o bilhete de passagem para outro dia ou horário, desde que, em ambos os casos, se manifeste com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida;


XX - estar garantido pelo Seguro de Responsabilidade Civil contratado pela transportadora, sem prejuízo da cobertura do seguro obrigatório de danos pessoais (DPVAT).

O usuário terá recusado o embarque ou determinado seu desembarque, quando:

I - não se identificar quando exigido;


II - em estado de embriaguez;


III - portar arma, sem autorização da autoridade competente;


IV - transportar ou pretender embarcar produtos considerados perigosos pela legislação específica;


V - transportar ou pretender embarcar consigo animais domésticos ou silvestres, sem o devido acondicionamento ou em desacordo com disposições legais ou regulamentares;


VI - pretender embarcar objeto de dimensões e acondicionamento incompatíveis com o porta-embrulhos;


VII - comprometer a segurança, o conforto ou a tranqüilidade dos demais passageiros;


VIII - fizer uso de aparelho sonoro, depois de advertido pela tripulação do ônibus;


IX - demonstrar incontinência no comportamento;


X - recusar-se ao pagamento da tarifa;


XI - fizer uso de produtos fumígenos no interior do ônibus, em desacordo com a legislação pertinente.

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