quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ônibus devem andar com faróis ligados.

A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais da Capital determinou que todos os ônibus municipais, convencionais e executivos, circulem com os faróis baixos acesos inclusive durante o dia quando transitarem no interior dos terminais de integração e nos corredores preferenciais. A medida vem em cumprimento ao artigo 40 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e deve aumentar a segurança no transporte coletivo da cidade.
A partir da próxima segunda-feira, 7, os agentes de transporte do município já começarão a autuar os motoristas que desobedecerem a determinação, aplicando multas de 80 UFIR, valor estabelecido na Lei Complementar n° 034. Também os agentes de trânsito (Guarda Municipal e Polícia Militar) deverão fiscalizar o cumprimento da medida, podendo enquadrar o infrator segundo o CTB.

Foto: Gustavo Cainã - Bussmania e Galeria Bussmania - Divulgação

Na foto, Busscar, Urbanuss Pluss,  Chassi Mercedes-Benz 0-500M, empresa Estrela,
com faróis acesos ao lado da Catedral Metropolitana.

No parágrafo único do artigo 40 o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que "os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias e a eles destinadas e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite". Conforme a chefe do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Transportes, Lúcia Mendonça, esse dispositivo aumenta a segurança tanto para o trânsito como para os usuários do transporte e deve ser obedecido.

Informações: PMF

Nenhum comentário: