domingo, 13 de dezembro de 2009

Usuários insatisfeitos com mudanças em linhas de ônibus

A mudança no itinerário de dez linhas de ônibus que circulam pelo Centro pegou os passageiros de surpresa, neste sábado. ``Eram pra ter avisado antes. É uma falta de respeito com a gente. Um absurdo``, reclama a dona-de-casa Rosineide de Sousa, 46, que estava em uma das paradas de ônibus da avenida Duque de Caxias esperando a linha Praia do Futuro/Caça e Pesca. ``Disseram que o ônibus está passando agora na (rua) Castro e Silva. É longe daqui. Vou ter que andar muito``, diz.

Na parada, havia uma auxiliar de trânsito do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) informando sobre as mudanças. ``O problema é que deviam ter avisado antes. Podiam ter anunciado nos programas de TV de maior audiência, dentro dos ônibus, nas paradas. Que dessem um jeito. As pessoas perdem tempo, se deslocam até a parada``, comenta a também dona-de-casa, Lúcia Miranda.

Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os itinerários foram modificados para reduzir o tempo de viagem dos usuários de ônibus do Centro. ``Por causa de obras do Transfor, Metrofor e da Cagece, tinham alguns trechos em que os ônibus estavam trafegando a menos de dois quilômetros por hora. Nessa velocidade, era melhor ir a pé. A gente precisou fazer alguns ajustes``, explica o presidente da Etufor, Ademar Gondim. De acordo com ele, os trechos mais críticos eram a rua General Sampaio e as avenidas Imperador e Tristão Gonçalves.

Gondim afirma ainda que a Etufor colocou cartazes nos ônibus informando sobre as mudanças nos trajetos, além de distribuir panfletos. ``Mesmo com esses avisos, algumas pessoas não tomaram conhecimento e é natural que elas reclamem. E com razão. É nossa obrigação informar``, reconhece.

As dez linhas que tiveram seu itinerário modificado foram: Jardim das Oliveiras/Centro (022), Jardim Castelão (666), Cidade 2000/Centro (833), Avenida Santos Dumont (850), Dom Luiz (901), Varjora (903), Meireles (905), Serviluz (906), Castelo Encantado/Centro (907) e Praia do Futuro/Caça e Pesca (909). O presidente da Etufor informa que não há previsão para retomada dos trajetos originais. ``Na hora em que houver a liberação dos trechos obstruídos pelas obras, a gente vai estudar a malha viária e ver o que pode ser feito.`` Outras linhas também podem ter seus itinerários alterados.
 
Com informações: O POVO

Nenhum comentário: