quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Experiência de Curitiba pode melhorar mobilidade urbana em Florianópolis

Na tarde de sexta-feira, 29, o vice-prefeito e secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, entregou para análise jurídica ao procurador geral do município, Jaime de Souza, o Termo de Convênio entre os municípios de Curitiba e Florianópolis, com a interveniência da URBS – Urbanização de Curitiba S/A, que vai possibilitar uma cooperação técnica com a capital paranaense para promover a integração da organização do planejamento e das funções públicas nas áreas de transporte, trânsito e equipamentos urbanos. A URBS realizará o assessoramento através do corpo técnico à Prefeitura de Florianópolis nas áreas de transporte urbano, trânsito, circulação e sistema viário e equipamentos urbanos.

Na entrega do documento estavam presentes também o presidente da URBS, Marcos Valente Isfer, o engenheiro de transportes André Gustavo Reis Fialho e o Secretário de Serviços Públicos, Salomão Mattos Sobrinho.

Florianópolis vem realizando há seis meses ações baseadas no município de Curitiba, interagindo com orientações e ações em conjunto buscando melhorias na mobilidade da cidade. O procurador geral acha que o convênio é um passo importante e que possibilita uma parceria de forma integrada. "O exemplo que Curitiba nos dá é espetacular e devemos nos espelhar", acredita Jaime de Souza.

O secretário de transportes espera que o convênio possa ser assinado já em março, durante os festejos do aniversário de Florianópolis, entre os prefeitos da Capital, Dário Berger, e de Curitiba, Carlos Alberto Richa. "Estamos buscando soluções que já deram certo em outras capitais para planejar e melhorar a mobilidade urbana em Florianópolis", salientou João Batista Nunes.

Criada em 1963, a Urbanização de Curitiba S/A desenvolve obras de infra-estrutura, programas de equipamentos urbanos, estudos e projetos para o crescimento urbano da cidade. Além disso, a empresa faz o gerenciamento e o planejamento operacional do transporte coletivo, do sistema de táxi e a operacionalização dos sistemas de tráfego e trânsito. A empresa prestará suporte técnico para projetos de transporte e trânsito a serem implantados na capital catarinense.

Texto: PMF

Nenhum comentário: