domingo, 7 de março de 2010

"Histórias de...": Volare

A Unidade de Negócios LCV - Veículos Comerciais Leves, pertencente à Marcopolo S.A., é dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização dos produtos da marca Volare.

Com fabricação em Caxias do Sul, RS, Brasil, a linha de produtos Volare originou-se da demanda de mercado por um veículo ágil, seguro, econômico e confortável no transporte coletivo de passageiros.

Disponível nas versões Lotação/Urbano, Executivo/VIP e Escolarbus, a linha de produtos Volare constitui-se por veículos completos (chassi + carroceria), com ótimo custo/benefício, resistência e conforto para o motorista e usuários. Versões especiais, como ambulâncias, bancos móveis, entre outras, também estão disponíveis.

A Volare nasceu em 1998, com o lançamento dos modelos A6 e A8. Em 2001, esses modelos foram remodelados e a marca reposicionada com nova logomarca e posicionamento: Uns ficam, outros Volare.


Em 2002, a família de veículos foi aumentada, com o lançamento dos modelos A5 e W8. No ano seguinte, os produtos foram lançados no Chile e na Argentina. Em 2004, as primeiras unidades com direção do lado direito (RHD) foram exportadas para a África do Sul.

Em 2005, os modelos ganharam nova denominação - V5, V6, V8 e W8 - e passaram a oferecer características inéditas no segmento, com comando do câmbio no painel, motorização mecânica e eletrônica Euro III (Conama Fase 5), desenho moderno e maior Peso Bruto Total (PBT).

No início de 2006, a empresa lançou o W9, maior modelo da família. Com 2,25 metros de largura interna, o veículo proporciona elevado nível de conforto para os passageiros e amplo espaço para circulação no corredor central.

Recentemente, a Volare também desenvolveu um modelo especial para os usuários do transporte público com necessidades especiais, o Volare Acesso Fácil, primeiro miniônibus no País com piso baixo na parte traseira (Low Entry) e equipado com sistema pneumático de rebaixamento da suspensão.

Também não poderíamos deixar de citar a nova identidade visual da empresa:

Nova marca Volare, ainda mais ágil e dinâmica

De apenas mais um produto Marcopolo em 1998, Volare ganhou, em 2001, identidade própria e passou a ser uma unidade de negócios que compreende uma linha de veículos comerciais leves completos.
Em 2001, a Volare iniciou todo um processo de posicionamento da marca, confiado à Planet House Propaganda & Marketing. Efetivado o processo de posicionamento com sucesso, constatou-se a necessidade de conferir um Upgrade à marca, mantendo, porém, a sua identidade original. Assim, a nova marca foi concebida pela Planet, mas sem perder o foco e seus atributos positivos, funcionais e emocionais. Foram reestilizados e modernizados os elementos figurativo, nominativo e cromático da marca.
Alterações no lettering imprimem ainda mais leveza e velocidade. O ícone gráfico do "Pássaro" foi separado do nome, ampliando a perspectiva de evolução, tornando-se um elemento mais aerodinâmico, que alça voo. Nas cores, o azul-escuro sugere força e personalidade, enquanto que o laranja remete a identidade corporativa. Os elementos da nova marca comunicam e reforçam os valores de forma harmônica e integrada. Resultado: relevância contextual e revitalização da identidade visual que tornaram a marca ainda mais forte e diferenciada.

Update da Marca Volare
Uma marca tem valor inestimável. Representa, na comunicação, a imagem da própria empresa. Mesmo criando-se variáveis na sua apresentação, o padrão deve ser mantido. As cores também são padronizadas mas, às vezes, seu uso pode sofrer variações. Deve-se seguir uma harmonia de cores, não necessariamente com a mesma densidade. Podem ser diluídas em porcentagens que variam em múltiplos de cinco: 5%, 10%, 25%, 40%, 75% e assim por diante.

Novo Lettering Volare
O novo Lettering Volare utiliza como base a fonte "Lucida Sans Demibold Italic", porém, cada letra sofreu alterações no seu design. Isso possibilitou visualizar melhor a sensação de movimento e transmitir velocidade. Esta atualização tornou o Lettering mais moderno, dinâmico e personalizado. Os caracteres que compõem o novo Lettering ficaram mais legíveis, principalmente a letra "O", que ganhou um traço de "velocidade". O lettering transmite, visualmente, que se trata de uma "Marca Automobilística".

Update do Pássaro
O símbolo do "Pássaro" é tão ou mais conhecido do que o próprio Lettering. Porém, o seu design também foi reestilizado. Ficou mais aerodinâmico, mais arredondado, com menos "formas quebradas", ganhando maior aspecto de velocidade. Agora o "Pássaro" pode acompanhar o Lettering, tanto na sua forma horizontal como na vertical, sem interferir ou se entrelaçar nas letras, como acontecia com o logotipo antigo.

Cores
As cores, com seus contrastes e harmonias bem distribuídas, ajudam no efeito de movimento e luz e sombra. O novo logotipo tem apenas duas cores: azul-escuro e laranja. A cor azul-escuro é responsável por todo o delineamento do lettering e símbolo. A cor laranja serve para preencher um detalhe do visual. Porém, isso nada impede que o conjunto seja transformado em uma cor única (todo em azul-escuro). E a sensação de velocidade e leveza irá continuar.

Logotipo Metalizado
No logotipo metalizado as cores originais são descartadas. O metal, com seus brilhos, reflexos, luz e sombras, cria um tridimensionalismo bonito e clean, muito usado quando se quer mostrar o "efeito automobilístico". O logotipo metálico, pode ser transformado em padrão, caso se queira dar um toque de sofisticação à marca. O metal também passa a idéia de robustez, e qualquer um dos itens (lettering ou pássaro) funcionam muito bem agrupados ou separados. Porém, sempre que possível, deve-se usar a marca com as cores originais, preservando a sua Identidade Visual.
Fotos e fonte: Site Volare

Nenhum comentário: