segunda-feira, 15 de março de 2010

Ônibus Articulados e Biarticulados

Ônibus articulado, popularmente chamado de ônibus-sanfona, é um veículo do transporte coletivo que possuí um reboque traseiro, cujo acesso é feito por um sistema de "sanfona". O primeiro ônibus articulado fabricado no Brasil foi produzido por volta de 1978, sendo o modelo um Scania B111 com carroceria CAIO Gabriela. Na mesma época, foram introduzidos também ônibus rodoviários articulados, que foram testados por grandes empresas como a Viação Garcia e Auto Viação Catarinense; entretanto, o resultado dos testes não foi satisfatório e o conceito do ônibus rodoviário articulado foi abandonado no Brasil.

Em Portugal, as principais empresas que usam autocarros articulados são a Carris de Lisboa, a STCP do Porto, a Boa Viagem, a TUB de Braga, a SMTUC de Coimbra, aTransportes Sul do Tejo e a Barraqueiro.

Os ônibus articulados que não se utilizam de sanfona, mas, de um reboque, são chamados de Romeu-e-Julieta (no Brasil). Há também um outro tipo, não mutio bem sucedido, conhecido por "cavalo mecânico", constituido por um caminhão curto sem carroceria e uma carreta, como acontece nos grandes caminhões nas estradas. As difíceis manobras de seu longo comprimento foram a causa do fracasso desse tipo de ônibus.
Foto: Brunna Ariane.
Um outro segmento é o dos ônibus biarticulado, que são um tipo de ônibus que possui duas articulações sanfonadas, proporcionando um comprimento maior (equivalente a 3 ônibus convencionais) e consequentemente uma maior capacidade de transporte de passageiros. Utilizados nos grandes centros urbanos ao redor do mundo, foi primeiramente utilizado na cidade de Curitiba no estado do Paraná (Brasil). Possui 25 metros de comprimento e tem capacidade de transportar até 270 passageiros.

Atualmente o ônibus biarticulado, ou simplesmente biarticulado, como conhecido na cidade de Curitiba, atua em seis linhas, Centenário-Campo Comprido; Capão Raso-Santa Cândida; Circular Sul; Boqueirão; Pinheirinho-Rui Barbosa e Pinhais-Rui Barbosa.

Em São Paulo o ônibus biarticulado opera nas principais linhas de ônibus na zona sul e sudoeste, que ligam o Terminal Bandeira aos Terminais João Dias, Capelinha e Varginha ; do Largo São Francisco aos Terminais Capelinha e Varginha e da estação de Metrô Vila Mariana ao Terminal Capelinha.

Com Informações: Textos do Winkipédia.

Nenhum comentário: