segunda-feira, 10 de maio de 2010

Estudantes promovem ações de protesto durante a semana


Durante a semana, dois grandes atos centrais irão marcar a luta dos estudantes contra o aumento da tarifa do transporte público em Florianópolis. Nessa Segunda-feira, no centro da cidade, irá ocorrer um ato simbolico com encenação da abertura da “caixa preta” do transporte; e na Quinta, com o enterro do atual sistema de transporte coletivo. Ambos os atos se concentrarão a partir das 17h em frente ao Ticen.

Além dessas duas grandes manifestações, atos descentralizados em diversas regiões da cidade ocorrerão ao longo da semana, em especial na segunda e na terça. Na quarta, a partir das 11h30 em frente ao Ticen um ato de chamada para a grande manifestação de quinta-feira irá ser realizado, com assembléia de rua e intervenções artísticas.

Confira abaixo o cronograma das intervenções e manifestaões que irão acontecer na cidade durante a semana:

Segunda Feira: Atos descentralizados
8h grande encontro do grupo de arte e cultura (e demais interessados em participar das atividades do dia).
Na região da trindade, será no CCE (básico), na UFSC.
9h-11h- (Qualquer cidadão que simpatizar com essa idéia, pode unir-se a nós ou convidar amigos para fazer essas atividades em seu bairro – não precisa ser só o grupo da arte/cultura!)

TIME DOS ÔNIBUS - Função: Entrar nos ônibus com vestes de palhaço, balões em grupos de três ou quatro, com intervenção poética e/ou musical ; entra-se, paga-se a passagem normalmente (pois é apenas o início da semana), e garante-se o direito de um cidadão comum. Toca-se uma ou duas musicas e/ou, recita-se uma ou duas poesias e então mostra-se o que estamos fazendo ali: informando a população sobre o aumento da tarifa de quase tres reais – R$ 2,95 – e convidamo-los a unirem-se a nós nessa luta pela redução da tarifa e informando as datas e locais dos atos, assim como endereços eletrônicos de referência. Salta-se dos ônibus e entra-se em outro rodando assim a cidade, até quanto puder.

TIME DAS SINALEIRAS - um grupo de mais ou menos 5 pessoas posiciona-se em sinaleiras mais centrais da região da trindade (e de outros bairros), utilizando o tempo do sinal vermelho para abrir uma grande faixa/cartazes informativa(os) sobre a frente de luta pelo não aumento/redução das tarifas de ônibus em Florianópolis, para fazer malabares, entregar balões com mensagens nos carros ou uma mini-esquete representando a atual conjuntura da cidade sobre o transporte público e Panfletando Se o abaixo assinado estiver pronto, pode-se pedir assinaturas. Possibilidades de sinaleiras: Iguatemi, Dona Benta e arredores…

12h – Ato na Rótula Central da UFSC (que liga a Lauro Linhares) – E outras localidades da Ilha. Todos os estudantes simpatizantes do movimento na área, podem deslocar-se para a rótula por 30 min. para fazer um ato simbólico.
12h30min – todos que queiram deslocam-se ao RU para fazer lá um grande ato artístico! E ENTREGAR Panfletos.
13:30h – Encontro para confecção de cartazes. no básico – UFSC
17h – Ato com a encenação da Abertura da caixa preta – artista com perna de pau. Em frente ao SETUF.
Planfletagem. OBS.: Programação sujeita a alterações, dependendo do número de pessoas.

Terça Feira: Atos Descentralizados
8h-10h - mesma programação de segunda
10h- Caminhada em manifestação até o TITRI
12h- retorno em manifestação à UFSC
A tarde - Confecção de materiais

Quarta-feira: Atos Descentralizados

11:30h – Futebol na Felipe Schmidt
Times: Prefeito e Empresários X População
Cabo-de-guerra em frente ao TICEN : Prefeito e Empresários X população
Em paralelo a isso os malabaristas estão em ação, ao redor, palhaços entregando panfletos, a barraquinha de pintura no rosto das crianças está funcionando, coletando aassinaturas, e entregando vááários balões escritos. OBS: pode ter uma outra barraquinha na praça XV.
12h- Chamada pública – Grande Assembléia pública no centro da cidade
A tarde - Confecção de materiais.

Quinta-feira: Ticen às 17h
Grande Ato: CENTRO DA CIDADE
Enterro do Transporte Público Atual
Coreografia Thriller
Protesto contra o aumento da tarifa. Mobilização total.

Fotos e texto: Diogo de Carvalho Silva - Mobilidade Urbana Florianópolis.

Nenhum comentário: