quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prefeitura de Manaus anuncia intervenções e ônibus com internet

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, informou que irá instalar internet wireless nos ônibus de Manaus para monitorar o sistema de transporte. O anuncio foi feito hoje (26), durante coletiva que apresentou o Programa de Desenvolvimento de Inclusão Social Ambiental. O investimento iniciais é de R$ 32,8 milhões.

O pacote de obras atende várias áreas como infraestrutura urbana, habitação, lazer e turismo. No trânsito, algumas ruas de Manaus serão transformadas em via de sentido único.

As alterações serão nas Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. No Programa, a Constantino será utilizada apenas para o sentido Centro, e a Djalma ficará restrita ao sentido centro/bairro. Para isso, a Prefeitura irá construir passagens em desnível.

Transporte 
Para solucionar o caos no transporte coletivo de Manaus, a prefeitura irá implementar o sistema BRT, com investimentos iniciais de R$ 230 milhões.

O BRT vai criar um viário que interligará nas zonas Norte, Leste e Sul e parte da Centro-Oeste de Manaus por meio de corredores exclusivos nos principais eixos de cada zona. O projeto prevê ainda a pavimentação de vias, criação de novas pistas, viadutos, passagens de nível e desnível além de rotas alternativas para desafogar o o trânsito da capital.

Todos os coletivos serão monitorados por meio de internet wi-fi. O prefeito também informou que a fiscalização no trânsito será feita com maior rigor. “Os motoristas terão que se acostumar”, disse o prefeito.

Além do sistema viário de Manaus, as áreas de turismo e cultura meio ambiente e habitação também serão contemplados pelo Programa.

Internet 
A criação de serviço de internet por meio de carretas que visitarão os bairros mais pobres da cidade era uma das promessas de governo apresentadas por Amazonino durante as eleições de 2008. Há dois anos à frente a prefeitura de Manaus, Amazonino recebe criticas da oposição que cobra o funcionamento do serviço nos bairros.

Em março de 2009, o vereador José Ricardo Wendling (PT) cobrou, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), as promessas de campanha de Amazonino Mendes. Entre elas, o serviço de internet.

O acesso livre à internet para a população de baixa renda, está prevista, segundo o programa, para ser oferecida nos bairros “modelos”, que estarão disponíveis na área.

Também está no pacote o projeto de recuperação do Igarapé do Mindu prevê a retirada de três mil famílias entre os bairros cidade de Deus e São Jorge, além da requalificação de 17 quilômetros de margem.

Com informações do Portal Amazonia e Prefeitura de Manaus

Nenhum comentário: