terça-feira, 25 de maio de 2010

Urbanuss II articulado

Tradicional modelo na linha de carroçarias urbanas da catarinense Busscar Ônibus, o Urbanuss sofre uma reformulação em sua configuração ficando um produto mais harmônico e moderno.
Completando o ciclo de inovações estéticas em seus modelos urbanos, a Busscar Ônibus de Joinville, SC, apresenta a repaginação do Urbanuss, carroçaria idealizada para o transporte que exige muita robustez e versatilidade em linhas troncais, alimentadoras e na ligação bairro a bairro. As modificações foram bem expressivas, a começar pelo sistema óptico, com desenho exclusivo e otimizado na área da frente e seguindo o padrão dos demais modelos fabricados em relação ao conjunto de lanternas traseiras. A utilização de lâmpadas Led´s proporcionam melhor luminosidade e apresentam uma duração bem superior às versões convencionais. O espaço da traseira ainda pode receber vigia em vidro ou totalmente fechada em fibra de vidro, como também o pára-choque modular, com ponteiras. De acordo com a Busscar, todos os detalhes permitem total intercâmbio de peças entre os modelos, reduzindo significativamente estoques e custos aos operadores.

Redesenho garante um visual mais moderno ao Urbanuss

Voltando à frente, destaque para uma nova grade no pára-choque (no caso de se utilizar chassi com motorização frontal) em plástico injetado (ABS) que além do seu visual arrojado, oferece maior ventilação para o radiador e o motor e também promove uma manutenção simplificada. A tampa dianteira com desenho em linhas trapezoidais tem um visual moderno, amplo espaço e grande ângulo de abertura, o que facilitou o acesso para a manutenção e inspeção aos componentes instalados nessa parte. A engenharia ainda conferiu atenção ao pára-choque, que passa ter perfil envolvente e modular, contando com ponteiras que simplificam a manutenção das peças, que de acordo com a encarroçadora, são vulneráveis a pequenos danos durante o ciclo operacional do veículo.

 Interior projetado para atender a demanda de passageiros com conforto e  segurança.


As portas de embarque e desembarque são alinhadas a região externa (tipo flor da pele), promovendo um visual moderno, elegante e que facilita a limpeza do veículo.
Já o interior do modelo traz a poltrona Urban Slim – um novo conceito para ônibus urbano, com projeto desenvolvido pela própria encarroçadora. Segundo informações da marca catarinense, ela é anatômica e confortável, com dimensões adequadas ao tamanho médio da população brasileira (estudos ergonômicos foram realizados para se chegar a um produto que atendesse perfeitamente ao usuário no quesito conforto), atendendo as normas vigentes e oferecendo ainda um espaçamento adequado ao layout interno dos veículos. Também foi desenvolvida uma versão especial para obesos. Opcionalmente, a poltrona pode receber assento e encosto almofadados.

 Traseira limpa e que agrega desenho atualizado
O Urbanuss versão 2010 pode ser encarroçado na configuração convencional ou articulada sobre chassis com motorização frontal, na traseira ou no centro. Além disso, ele tem a opção de receber diversos itens opcionais de segurança, conforto e tecnologia embarcada. A primeira unidade fornecida foi para a cidade sede da encarroçadora, através da operadora Transporte e Turismo Santo Antônio – TRANSTUSA. O veículo mede 18,60m de comprimento, possui circuito interno de imagens para monitoramento das portas, itinerários frontal e lateral eletrônicos, sistema de renovação de ar no teto com oito ventiladores/exaustores, elevador para portadores de necessidades especiais, piso emborrachado antiderrapante e preparação para instalação de sistema de bilhetagem eletrônica. Com capacidade para 152 passageiros, a carroçaria foi construída sobre chassi Volksbus 17.230 EOD VTronic.

Nova poltrona confere melhor ergonomia

Fotos - divulgação
Texto: Revista Autobus.

Nenhum comentário: