terça-feira, 15 de junho de 2010

Reformulação do sistema de ônibus ganha edital da prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria municipal de Transportes, publica, nesta terça-feira, edital da reformulação do sistema de ônibus para a cidade. Segundo o edital, até 2016 a renovação da frota deverá chegar a 100%, com ônibus com direção hidráulica; suspensão a ar; motor traseiro, reduzindo poluição sonora; escadas de acesso rebaixadas e elevador para pessoas com deficiências; entre outras melhorias.

O Rio será dividido em cinco Redes de Transportes Regionais. A Região 1 (Centro), por ser considerada área neutra e de uso comum, sendo ponto de destino para outras quatro regiões, não será licitada. As outras quatro que passarão por licitação são: Região 2 (Zona Sul e Grande Tijuca); Região 3 (Zona Norte); Região 4 (Barra da Tijuca, Recreio e Baixada de Jacarepaguá); Região 5 (Zona Oeste).

A licitação de cada região será por modelo de concessão, com exigências específicas de acordo com suas necessidades.
A empresa ou consórcio ganhará a licitação se apresentar o melhor projeto de racionalização de rede de determinada região, operar com o Bilhete Único a R$ 2,40 e obedecer as exigências.

O novo modelo trará vantagens, como o aumento da mobilidade, da integração entre os ônibus, adequação da oferta de transportes à demanda e melhora na qualidade dos ônibus com uso de tecnologia mais limpa.

O incentivo ao uso do transporte público pela Prefeitura irá liberar o trânsito, melhorar a qualidade ambiental, refletindo positivamente na economia da cidade.

Nenhum comentário: