quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ônibus novos para a grande Florianópolis

No dia 1º de Julho deste ano, foram apresentados a população de Florianópolis os novos ônibus do grupo Estrela/Insular, que integram o transporte coletivo de cidade. 

Os ônibus são os seguintes: 10 Torino(s) G7 (adaptados de acordo com a lei de acessibilidade). Os demais (cinco) são Senior(s) que integram o sistema executivo da capital (popularmente conhecidos por "amarelinhos").

A empresa Insular Transporte Coletivo incluiu 10 destes veículos para a população do sul da Ilha (cinco executivos e cinco coletivos convencionais). 

A Estrela adquiriu cinco coletivos convencionais - três para a linha do Abraão e dois na linha intermunicipal de Lisboa e Campinas.
Para a solenidade, que ocorreu em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN), foram convidados membros da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) e do Ministério Público além dos diretores das empresas Estrela e Insular. A Secretaria Municipal de Transportes e o Departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina (Deter) também participaram do evento.

“A partir de agora todos os ônibus que entrarem no sistema serão adaptados. A tendência é a renovação total da frota buscando justamente a adaptação”, declarou o vice-prefeito João Batista Nunes.

- Os novos veículos devem começar a rodar na próxima segunda-feira(05/07). Falta apenas o emplacamento e a vistoria pela PMF para os coletivos servirem a população do Sul e região continental de Florianópolis. São veículos que modernizam cada vez mais o sistema integrado de transporte da Capital, as outras empresas operantes já estão em encomendando novas unidades. - Salientou o diretor geral do Setuf, Waldir Gomes.

Curiosidades

Na placa de identificação de carroceria nos Torinos, consta o seguinte: "Carroceria: Torino G6".

Chassis: Os Chassis dos Torinos são Mercedes-Benz OF-1722, e não OF-1418, como se especulava.

Os Torinos possuem seus canos de apoio e antiderrapantes na cor amarela, o que possibilita o deficiente visual, sentir o caminho e saber onde deve pisar.

Todos os veículos vieram com antenas para rádio e caixas de som, para sistema de sistema de som interno.

Novidades

Novos Amarelinhos também para o Norte da Ilha. São ao todo 9 novos coletivos para servir no serviço Executivo as praias da região norte da Ilha. Os veículos devem começar a operar já no mês de julho.

Com informações: Diogo de Carvalho Silva - No Trajeto.
Fotos: Gustavo C. Branco

Nenhum comentário: