terça-feira, 17 de agosto de 2010

INTERNACIONAL: Ônibus "Transzonais" - uma alternativa mais barata, ecológica e rápida de viajar diariamente nas cidades.

Proposto pela empresa chinesa Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Co., Ltd, o modelo de ônibus "Transzonais" [Straddling bus] parece um metrô ou um trem transposto sobre a rua.

O modelo tem aproximadamente 4,5 m de altura com dois níveis: os passageiros ficam no nível superior, enquanto os outros veículos [de altura inferior a 2 m] podem passar por baixo da cabine no nível inferior.

O ônibus "Transzonais" é alimentado por energia eléctrica e solar, e o ônibus pode acelerar a 60 km/h, levando de 1200 a 1400 passageiros sem bloquear o caminho dos outros veículos na rua.

Para a construção do ônibus que circularia em um trajeto de 40 km de comprimento, a proposta custaria cerca de 500 milhões de yuans. Este valor representa apenas 10% da construção de um metrô num percurso equivalente. Diz-se que o ônibus pode reduzir os engarrafamentos em 20-30%.

Veja no link abaixo, em chines, a apresentação feita por Youzhou Song, presidente da Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Co.

FONTE: http://www.standaard.be/artikel/detail.aspx?artikelid=DMF20100805_079 
divulgação: www.mobfloripa.com.br 

Nenhum comentário: