quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Portal MobFloripa comemora primeiro ano com ações na cidade

Promoção do 1º Networking em Mobilidade e Acessibilidade de Florianópolis e lançamento da versão 2.0 do Portal fazem parte das atividades.

No dia 22 de outubro, sexta-feira, o Portal MobFloripa (www.mobfloripa.com.br) - Guia de Mobilidade Sustentável e Acessibilidade de Florianópolis - completa o primeiro ano de existência e realiza uma série de atividades de comemoração na cidade. Criado com o objetivo de divulgar informações sobre mobilidade e acessibilidade, o portal aproveita a data para lançar sua versão 2.0 que oferece novas seções e funcionalidades que vão facilitar o deslocamento de cidadãos e visitantes da Grande Florianópolis. Entre as atividades comemorativas estão ações nos terminais urbanos e a realização do 1º Networking em Mobilidade e Acessibilidade de Florianópolis.

Um tour pela Mobilidade

A partir das 15 horas, dois ônibus preparados especialmente para o evento chegam ao TICEN, Terminal de Integração do Centro. Durante 40 minutos, a equipe do MobFloripa vai interagir com os usuários do sistema de transporte e transeuntes dando dicas sobre mobilidade. Na sequência, ainda em clima de comemoração, os ônibus partem com a equipe para realizar a divulgação nos terminais da Trindade - TITRI, de Santo Antônio de Lisboa - TISAN, de Canasvieiras - TICAN, da Lagoa - TILAG e do Rio Tavares - TIRIO.

O Networking

À noite, a partir das 20h, no Koxixo's Beer, na Beiramar Norte, o portal promove o 1º Networking em Mobilidade e Acessibilidade de Florianópolis, com o objetivo de incentivar a troca de experiências. Estarão presentes, apresentando projetos e ideias em mobilidade urbana, empresas como: a Segway Florianópolis, marca de patinetes motorizados; a PartyBus, que trouxe para a cidade o conceito do ônibus "balada"; a Floripa by Bus, que oferece passeios turísticos em um "open bus"; a Della Bikes, loja especializada em bicicletas; a ViaCiclo, Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis; o Setuf - Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Florianópolis; a Mão Amiga, uma agência de veiculação de mídia nas linhas de ônibus municipais - e a Locomotos, locadora de motocicletas.

As comemorações de aniversário do Portal MobFloripa também pretendem contar com a participação de organizações não governamentais do setor da Mobilidade Urbana e da Acessibilidade, autoridades do setor de transporte do Município e do Estado, jornalistas e interessados no tema. "Queremos chamar a atenção das pessoas para as possibilidades de fortalecimento das formas de mobilidade que vão além dos automóveis. Nossa ideia é também contribuir com a construção de alternativas para melhorar a circulação das pessoas pela cidade", explica Claudia de Siervi, coordenadora do MobFloripa.

A editora geral do portal, Elizabeth de Siervi, define a proposta do MobFloripa como um instrumento para trazer novos elementos à mobilidade na cidade. "Sabemos que um portal sozinho não vai resolver os problemas de Florianópolis, mas o acesso a informações diversificadas e bem estruturadas pode contribuir para facilitar a locomoção das pessoas. O portal veio para tirar o melhor possível das opções existentes, trabalhando em parceria com os moradores e também com as organizações que atuam na área", afirma.

A nova versão do Portal

A versão 2.0 do MobFloripa chega com novas seções: Observatório de Trânsito, Estacionamentos, Pedestres, Dúvidas Frequentes, uma Agenda e enquetes sobre mobilidade e acessibilidade. Além destas novidades, o MobFloripa lançará a ferramenta "Ônibus no Celular", criada em parceria com a MovelBus, de Blumenau, que permitirá que o usuário baixe em seu telefone todos os horários de ônibus das linhas do transporte coletivo da capital, podendo fazer consultas posteriores sem precisar de Internet.
O portal contará ainda com um novo sistema de buscas, mais eficiente, que permitirá a visualização do próximo horário de saída de todas as linhas de ônibus municipais e indicação das principais referências situadas ao longo dos trajetos de cada linha. Outra novidade é o reforço da presença do MobFloripa nas principais redes sociais da Internet, como o Facebook, Orkut e o Twitter, e em ferramentas como o YouTube, o sistema RSS e o Blogger.

Sobre o MobFloripa

No MobFloripa o usuário encontra informações atualizadas diariamente sobre todas as linhas de ônibus que circulam pela cidade, táxi, transporte escolar, transporte aéreo, intermunicipal e rodoviário, aluguel e passeio de carros, embarcações, micro-ônibus, vans, motos, aéreo e helicópteros, entre outras. O MobFloripa conta ainda com seções voltadas aos caronistas, aos ciclistas e aos usuários com necessidades especiais. O portal oferece também mapas e as novidades locais, nacionais e internacionais sobre os temas da acessibilidade e da mobilidade urbana.

O projeto foi desenvolvido com independência e nasceu pela iniciativa de moradores da Capital que perceberam as dificuldades de seus filhos em realizar seus trajetos pela cidade com segurança, agilidade e autonomia. Desde seu lançamento, em outubro de 2009, recebeu a participação ativa de usuários, que contribuíram para seu aperfeiçoamento.

SERVIÇO
Aniversário do Portal MobFloripa
Tour pela Mobilidade: 15 horas, no TICEN
1º Networking em Mobilidade e Acessibilidade de Florianópolis: 20 horas, no Koxixo's Beer

Informações:
Dialetto Comunicação Estratégica
Michelle Araújo - michelle@dialetto.com.br
Telefone:
Celular: (48) 9144-0022

Coordenação MobFloripa
Claudia de Siervi - mobfloripa@mobfloripa.com.br

Nenhum comentário: