domingo, 13 de fevereiro de 2011

Rodoviários de BH anunciam greve para segunda-feira (14)

Motoristas e cobradores de ônibus de Belo Horizonte decidiram nesta quinta-feira (10) em assembleia da categoria entrar em greve na próxima segunda-feira (14).

O motivo seria o aumento do salário e do vale-refeição, além de melhoria nas condições impostas para pagamento de participação nos lucros das empresas. 

O Sindicato dos Rodoviários pretendem parar até que haja acordo salarial com aumento de 16%, pois segundo o coordenador de finanças da entidade, os patrões oferecem 8%. E ainda querem que os funcionários retirem as ações trabalhistas para participação nos lucros, além de terem definido que só vão receber aqueles trabalhadores que não se envolveram em acidentes ou qualquer outro tipo de ocorrência em 2010. 

Os ônibus apresentados são da empresa Viação Itaim Paulista (VIP) e usam o combustível B20 - que mistura 20% de biodiesel ao combustível normal, o diesel. Os veículos terão adesivos com a inscrição "ecofrota" e, em destaque, a matriz energética usada: por exemplo, álcool, 20% de biodiesel ou híbrido (ônibus que também usa energia elétrica quando está mais lento). 

Recursos. A Prefeitura afirma que vai usar o dinheiro arrecadado com as multas por falta de inspeção veicular para subsidiar os combustíveis menos poluentes e o investimento na frota adaptada. Desde dezembro, a fiscalização foi intensificada com o uso dos radares da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para flagrar os infratores. No entanto, ainda não foi divulgado um balanço das multas aplicadas pelos equipamentos. 

"Se os recursos das multas forem escassos, e nós esperamos que não haja multa, então vamos complementar com recursos do orçamento para que o programa possa prosseguir", disse o prefeito Gilberto Kassab (DEM). 

Segundo dados da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, todos os anos são registradas 12 mil internações e 875 mortes em decorrência de partículas inaláveis e ozônio. 

Com informações do Estadão

Nenhum comentário: