sexta-feira, 6 de maio de 2011

Linha do tempo (em fotos) da Marcopolo

1949 – Ônibus Nicola rodoviário, com estrutura em madeira e capacidade para 26 passageiros.

1950 – Ônibus urbano com capacidade para 38 lugares, porta-pacotes e revestimento interno feito em Duratex.

1954 - Ônibus Nicola intermunicipal. O primeiro da empresa a ter poltronas reclináveis.

1963 – Ônibus urbano com capacidade média para 32 passageiros sentados, equipado com catraca e mesa para cobrador


1968 – Nicola 2010, ônibus urbano, apresentou novo sistema de portas, com duas folhas

1968 – Ônibus Marcopolo. Devido ao sucesso alcançado por esse produto, tempos depois, passou a ser a denominação social da empresa.

1970 – Ônibus Rodoviário Marcopolo II, com opções de luxuoso carro-leito, com 18 poltronas-camas até modelos com 45 lugares.

1972 - Microônibus Marcopolo Jr. montado sobre duas versões do chassi LO 608 D (3.500 a 4.500m m entre eixos). Prêmio Distinção Indústria / FIERGS.

1973 - Marcopolo II Seletivo, ônibus rodoviário equipado com ar condicionado.

1973 - Ônibus urbano “Romeu e Julieta”. A parte traseira poderia ser removida nos horários de menor movimento de passageiro.

1974 – Veneza Expresso, ônibus urbano, em versão especial para utilização no transporte urbano de Curitiba.

1978 – Marcopolo III Articulado, primeiro ônibus brasileiro articulado rodoviário intermunicipal.

1979 – Trolebus, uma nova geração do veículo urbano movido por eletricidade.

1980 – Ônibus Sanremo para turismo, equipado com ar condicionado, rádio, toilete, bar, refrigerador, TV e com a cabine do motorista totalmente separada dos passageiros.

1980 – Sanremo ST, veículo concebido para ser adaptado ao transporte escolar, rural e rodoviário

1981 – Ônibus Sanremo II Articulado.

1983 - Linha de Produtos Marcopolo Geração IV.

1983 – Paradiso G IV 1400. O primeiro ônibus rodoviário “high-deck” do Brasil, exclusivo sobre plataforma com 3º eixo.

1986 - O sucesso dessa nova linha garantiu à Marcopolo, seu segundo Prêmio Distinção Indústria, conquistado com o sucesso do ônibus rodoviário Paradiso.

1988 – Microônibus S&S, fabricado com exclusividade para o mercado norte-americano. Em 1989, nos Estados Unidos, os “Sete maiores chefes de Estado” do mundo foram transportados pelo microônibus S&S. Entre eles: Margaret Thatcher, François Mitterrand, Helmut Kohl e George Bush.

1991 – Miniônibus Fratelo, idealizado nas versões Massimo, Persona e Presto.

1991 – Ônibus rodoviário Choupal II. Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

1991 – Ônibus urbano Torino Ligeirinho, especial para a cidade de Curitiba

1992 - Linha Marcopolo Geração V

1992 – Ônibus urbano Tricana, Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

1993 – Allegro, ônibus intermunicipal.

1993 – Ônibus urbano Torino GV articulado.

1993 – Ônibus urbano Torino GV três portas.

1994 – Paradiso GV 1450 Low Drive, ônibus rodoviário lançado na Expobus’94.

1994 – Ônibus urbano Torino Biarticulado, mais um pioneirismo no sistema de transporte coletivo de 
Curitiba.

1994 – Ônibus rodoviário Viaggio 350, Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

1994 – Ônibus rodoviário Viaggio 370. Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

1996 – Paradiso GV 1800 Double Decker – Recebeu Prêmio Distinção Indústria / FIER-GS

1996 – Ônibus urbano Torino GV Low-Entry, lançado na Expobus’96

1996 – Torino GV Trolebus. Ônibus Elétrico, com três portas.

1996 – Midi-bus Caribe. Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

1997 – Ônibus rodoviário Paradiso GV 1150 – RHD para África do Sul.

1997 – Ônibus urbano ou interurbano Allegro. Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

1998 – Ônibus rodoviário Andare, lançado na Expobus’98.

1998 – Fura-Fila. Veículo leve sobre pneus (VLP), em testes na cidade de São Paulo.

1998 – Ônibus urbano Torino GV. Produzido na Marcopolo Latinoamérica, na Argentina.

1998 – Ônibus urbano Viale Biarticulado.

1998 – Viale, ônibus urbano, lançado na Expobus’98.

1998 – Lançamento do Miniônibus Volare

1999 – Ônibus urbano Turquesa. Produzido pela Ciferal Indústria de Ônibus Ltda. no Rio de Janeiro.

1999 – Miniônibus Volare Escolarbus.

2000 – Miniônibus Volare A8. Lançado na Transtec - Feira Internacional de Tecnologia Automotiva.

2000 – Ônibus rodoviário MP 120. Produzido na Polomex – México.

2000 – Ônibus rodoviário Viaggio 1050.

2000 – Ônibus rodoviário Paradiso 1200.

2000 – Ônibus rodoviário Paradiso 1550 LD.

2001 – Ônibus rodoviário Paradiso 1350.

2001 – Ônibus rodoviário Paradiso Turis.

2001 – Ônibus urbano Viale Low Entry.

2001 – Ônibus rodoviário Multego. Produzido na Polomex – México.

2001 – Ônibus rodoviário Andare. Produzido na Polomex – México.

2001 – Boxer. Produzido na Polomex – México

2001 – Ônibus Viale Double Decker – RHD. Produzido na Marcopolo South Africa – África do Sul.

2001 – Miniônibus Vicino. Produzido pela Ciferal Indústria de Ônibus Ltda. - Rio de Janeiro.

2001 – Reestilização dos modelos, agora assinados pela marca Volare.

2001 – Microônibus Temple. Produzido na Superpolo - Colômbia.

2001 - Miniônibus Listo - Produzido na Superpolo - Colômbia.

2002 – Ônibus rodoviário Paradiso 1200 HD – Projeto China.

2002 – Ônibus urbano Gran Viale.

2002 – Andare, primeiro ônibus com teto removível – Exportação para a Arábia Saudita.

2002 – Ônibus rodoviário Andare Class 850 - Motor Dianteiro.

2002 – Microônibus Senior 3º Eixo.

2002 – Ônibus urbano Viale Low Floor Híbrido.

2002 – Ônibus urbano Coraza. Produzido na Polomex – México.

2002- Ônibus rodoviário Andare Class – RHD. Produzido na Marcopolo South Africa – África do Sul.

2002 – Ônibus rodoviário Andare Class 1000 Grécia - Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, 
em Portugal.

2002 – Microônibus Senior Europa - Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

2003 – Ônibus urbano Viale HI Paulistão.

2003 – Ônibus urbano Gran Viale Articulado – Projeto Transantiago.

2003 – Ônibus urbano Gran Viale Articulado – Projeto Transmilenio.

2003 – Microônibus Volare W8 RHD - Produzido na Marcopolo South Africa – África do Sul.

2003 – Ônibus urbano Citmax - Produzido pela Ciferal Indústria de Ônibus Ltda. - Rio de Janeiro.

2003 – Ônibus Viale Double Decker Sunny – Chassi Tutto.

2004 – Ônibus Gran Viale Articulado Volvo B9 Salf – Projeto Transantiago.

2004 – Microônibus Minimax - Produzido pela Ciferal Indústria de Ônibus Ltda. - Rio de Janeiro.

2004 – Ônibus rodoviário Andare Class MAN - Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em 
Portugal.

2004 – Ônibus urbano Viale Europa MAN - Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

2005 – Senior Midi.

2005 – Ônibus rodoviário Andare 1000 Rússia.

2005 – Ônibus Ideale 770 Europa - Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em Portugal.

2005 – Ônibus rodoviário Viaggio III Europa - Produzido na Marcopolo Indústria de Carroçarias, em 
Portugal.

2006 – Ônibus Ideale 770 MT.

2006 – Ônibus urbano Torino G6.

2006 – Miniônibus Volare W9, com maior espaço interno.

2007 – Ônibus urbano Gran Viale B7R MK III – Cali. Produzido na Superpolo - Colômbia.

2007 – Miniônibus Volare, com acesso fácil.

2007 – Ônibus rodoviário Andare 1000 Hyndai – Produzido na Russian Buses Marco - Rússia.

2008 –Escolarbus Volare V8L e V6 adequados ao Programa Caminho da Escola.

2008 – Ônibus rodoviário Multego IV – RHD. Produzido na Marcopolo South Africa – África do Sul.

2008 – Ônibus rodoviário Paradiso 1550 LD 8x2 – Primeiro Paradiso 1550 LD com 15m de comprimento.

2008 – Ônibus urbano Viale Articulado, com quatro eixos. Produzido na Marcopolo South Africa – África 
do Sul.

2008 – Ônibus urbano Gran Viale RHD, com 2,60m de largura. Produzido na Marcopolo South Africa – África do Sul.

2008 – Ônibus urbano Gran Viale Articulado, com piso baixo.

2008 – Miniônibus Real, foi eleito o melhor veículo urbano de transporte da Rússia durante o Fórum 
Internacional Automobilístico 2008. Produzido na Russian Buses Marco, na Rússia.

2008 - Urbano Starbus produzido na Tata Marcopolo Motors Ltd. na Índia.

2008 - Urbano Starbus Low Entry produzido na Tata Marcopolo Motors Ltd. na Índia.

2008 - Urbano MCV produzido na Tata Marcopolo Motors Ltd. na Índia.

2008 - Ônibus Rodoviário Turisclass produzido na Polomex S.A. de C.V. no México.

2009 - Geração 7 Marcopolo – Inovando Caminhos.

2009 - Ônibus Rodoviário Paradiso 1050

2009 - Ônibus Rodoviário Paradiso 1200

2009 - Ônibus Rodoviário Viaggio 900

2009 - Ônibus Rodoviário Viaggio 1050

2011 lançamento do DD e LD G7


Fontes das fotos: Anpleco Buss e Marcopolo

2 comentários:

Pedro Paulo disse...

Tinha viajado e não pude acompanhar o blog, mas quando volto de viagem vejo essa reportagem e até choro de emoção, Parabéns!

*sniff
*sniff

Rogérbus disse...

A Arcopolo é uma empresa fantastica, é bom d+ conhecer a historia dela.E pabens pra vc q faz essa linha do tempo.A Marcopolo faz parte da nossa vida.