sábado, 14 de maio de 2011

Rio lança ônibus flex movido a gnv e diesel

O governo do estado apresentou, na manhã desta terça-feira, o ônibus que utiliza tecnologia GNV+Diesel que poderá ser implantado no Rio para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. Os testes começam ainda este ano.
FOTO: SALVADOR SCOFONO - GOVERNO DO RIO - DIVULGAÇÃO
O novo sistema é homologado pelo Inmetro e desenvolvido pelo programa Rio Transporte Sustentável. Com eles, os ônibus poderão se locomover utilizando até 90% de GNV e 10% de diesel.

Segundo Julio Lopes, secretário estadual de Transportes, a CEG será a responsável pelo abastecimento e criará 57 garagens para atender 2 mil ônibus. Lopes informou também que incentivos fiscais serão dados para que os empresários troquem a frota.

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, comemorou a iniciativa que, segundo ela, vai diminuir significativamente a emissão de gases de efeito estufa e de particulado, um dos principais problemas de qualidade do ar no Rio.

- Como a frota de ônibus é trocada a cada cinco anos aqui no estado, a expectativa é que o Rio tenha em 2016 a maioria dos ônibus flex, assim como hoje o estado tem quase toda a frota de carros leves com motor flex.

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor) informou que não tem conhecimento do projeto e que por isso não faria comentários sobre a viabilidade de o ônibus com tecnologia flex substituir a frota atual.

RIO TERÁ ÔNIBUS HÍBRIDO NOVAMENTE
FOTO: BRUNO ARAÚJO - DIVULGAÇÃO

Desde sábado (15/05/2010) que nossa redação vem recebendo dezenas de e-mails por hora solicitando informações sobre o possível novo ônibus Hibrido que chegou na cidade neste fim de semana.

Na verdade, não se trata de um ônibus novo para novos testes. Os próprios leitores descobriram que se trata do modelo Busscar Urbanuss Pluss apresentado em 2008 na FetransRio (ver matéria), e que estava nas dependência da Coppe UFRJ na Ilha do Fundão.

O veículo que estará sendo utilizado pela empresa Saens Peña, já se encontra com uma nova identidade visual nas dependências da empresa, porém sem destino. Um evento da prefeitura do Rio que seria realizado nesta próxima quinta-feira (20) onde haveria uma apresentação do novo sistema de tração híbrida, foi adiado e ainda sem data marcada, como fomos informados pela Secretaria Municipal de Transportes.

Com informações do O Dia e Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: