segunda-feira, 13 de junho de 2011

É OFICIAL: VOLVO DO BRASIL VAI PRODUZIR ÔNIBUS HÍBRIDOS

HÍBRIDO DA vOLVO
Foto: Assessoria de Imprensa da Volvo.

A partir do próximo ano, a planta da Volvo no Brasil vai começar a produzir ônibus híbridos. Movidos com um motor a eletricidade e outro a combustão interna.

Devem ser feitos 80 chassis na versão convencional 4 x 2. Diferentemente da Volvo na Suécia, a planta brasileira não fará carrocerias. O encarroçamento ficará a cargo de outras empresas, como ocorre já há muito tempo no País, que não produz monoblocos.

As plantas do México e da Índia também disputavam a produção dos híbridos, mas o interesse demonstrado pelo Brasil nos testes em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e o potencial de mercado para tecnologias limpas em ônibus para sistemas diferenciados, como os BRTs (Bus Rapid Transit – corredores de ônibus modernos que permitem ultrapassagem, embarques acessíveis e maior velocidade dos ônibus), inclusive os previstos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 motivaram a decisão da Volvo Mundial.
A escolha do Brasil foi comunicada pelo presidente mundial da divisão de ônibus da Volvo, Hakan Karisson, ao prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, que está em Gotemburgo, sede mundial da Volvo.

Por enquanto, apenas ônibus convencionais serão produzidos no Brasil. Não há previsão para articulados.

A produção de híbridos é concentrada e,m Boros, a 80 quilômetros de Gotemburgo, e Wroclaw, na Polônia.

Apesar de o projeto ser sueco, para a produção do Brasil, algumas tecnologias e peças vão ser desenvolvidas no País, principalmente pelo fato de o encarroçamento ser feito por companhias brasileiras.

Luiz Carlos Pimenta, presidente da Volvo do Brasil, destacou, na nota enviada pela Assessoria de Imprensa da fabricante, o potencial nacional para s BRTs, que demandam veículos mais limpos, ainda mais nestes preparativos para os grandes eventos esportivos internacionais.

“Somos líderes em BRTs e temos certeza que este sistema continuará em expansão, justamente por conta de suas vantagens: maior capacidade de transporte, menos emissões de poluentes e mais conforto para os passageiros” – disse Pimenta.

Pimenta diz que o ônibus é a melhor solução híbrida para o País.

“Vamos produzir no Brasil e para a sociedade brasileira a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros já desenvolvida pela indústria automotiva global”, afirmou Pimenta.

No ano passado foi testado o modelo 7700 Hybrid. O modelo produzido no Brasil será semelhante.

Ele permite redução na emissão de poluições de 80% a 90%, redução no consumo de combustível na ordem de 35%, além de emitir menos barulho.

Segundo a Volvo, o ônibus tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.

Blog Ponto de Ônibus
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes, da Rádio CBN

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