quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Porto Alegre amplia frota de ônibus na linha turismo


Será assinado, hoje (13/09), o contrato de compra de dois novos ônibus de dois andares para a frota do city tour Linha Turismo. Este é o primeiro investimento feito para ampliar a frota de veículos desde que o serviço de city tour foi criado, em 2003. A licitação foi realizada pela Carris, empresa pública de transporte urbano da capital gaúcha, a partir de convênio firmado no início de agosto com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTur). Os novos ônibus deverão ser entregues pela empresa vencedora da licitação, a Marcopolo, de Caxias do Sul (RS), até fevereiro de 2012.

Os novos veículos seguirão o modelo do que opera hoje o city tour, com algumas inovações -como sistema informatizado de áudio, transmissão de informações turísticas em quatro idiomas e climatização. Os ônibus terão dois andares, sendo o superior aberto, e contará com circuito interno de TV, rampa de acesso para cadeirantes, janelas panorâmicas no piso inferior e capacidade para 74 passageiros.

Com mais veículos, além de atender à demanda reprimida pelo Linha Turismo, a SMTur estuda inovações para qualificar o serviço. Entre elas, incluir pontos de parada para os ônibus durante os passeios turísticos e ampliar a oferta de horários do city tour. Além de mais ônibus, está em andamento a implantação de um sistema informatizado de bilhetagem, com reserva on line de lugares e pagamento eletrônico das passagens por meio de uma página Web ou nos terminais de autoatendimento que serão instalados nos Centros de Informação Turística.

O investimento, de R$ 1, 4 milhão, é autossustentado - 50% do valor será pago com recursos do fundo de reserva criado com a receita gerada pelo city tour nos últimos três anos; a outra metade será financiada e paga com a mesma fonte de recursos.

Com informações do Mercado e Eventos

Nenhum comentário: